Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde e estudantes do projeto de extensão "Comunidade que Cuida da Vida", a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (7) uma capacitação para estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unifase-FMP. Essa ação marca a conclusão de mais uma etapa do projeto, que visa aprimorar a intersetorialidade entre a Atenção Primária à Saúde e a Defesa Civil com foco na redução de riscos e desastres.
“Essas capacitações oferecem ferramentas essenciais para a integração entre a Defesa Civil, a Unifase, a Secretaria de Saúde e demais parceiros; fortalecendo o vínculo com as comunidades. A iniciativa está alinhada aos objetivos da gestão, que busca qualificar ações de prevenção e preparação, além de traçar estratégias específicas para cada comunidade conforme seus perfis mapeados”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Entre as ações do projeto estão a atualização do Mapeamento Participativo de Rotas de Fuga, a capacitação de profissionais de saúde para o uso de ferramentas de geoprocessamento, o mapeamento das vulnerabilidades e condições específicas dos moradores da Estrada da Saudade, o engajamento de jovens na resposta às mudanças climáticas e a capacitação de profissionais da Educação para atuarem nos pontos de apoio, considerando as particularidades do território. Além disso, o projeto busca promover maior fluidez na troca de informações relevantes para a redução de riscos de desastres, fortalecendo a relação entre agentes comunitários de saúde, Nudescs, postos de Saúde da Família, escolas e a própria comunidade.
“Essa aproximação é fundamental para a atuação em eventuais momentos de crise. Com ela, a identificação de moradores em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, idosos ou neuroatípicos, será facilitada, garantindo mais agilidade no socorro e na tomada de decisões”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.