Nos primeiros 30 dias de governo, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), conseguiu tirar quase 11 mil toneladas de resíduos domiciliares das ruas da cidade, resolvendo parte da crise sanitária encontrada no dia 1º de janeiro. Com o foco na regularização da coleta e na melhoria da infraestrutura, a administração municipal deu passos importantes para limpar e organizar a cidade, atendendo as demandas da população logo no início da gestão.



Recuperação da cidade: limpeza e serviços essenciais

Quando a nova gestão assumiu, a cidade enfrentava um grande desafio: ruas tomadas por resíduos, bueiros entupidos e a coleta desorganizada. O prefeito Hingo Hammes, ao avaliar os primeiros dias de governo, destacou o esforço para resolver o problema: "Quando começamos, a situação estava caótica. Nosso compromisso era claro: recuperar a cidade e trazer de volta a ordem e a limpeza para as ruas. Alguns problemas pontuais ainda existem, porém, em menos de um mês, conseguimos deixar a coleta regularizada e executar vários serviços que estavam paralisados", disse. 


O trabalho da Comdep foi intensivo. Em janeiro, mais de 1.580 bueiros foram limpos, quase 130 canaletas e mais de 70 bocas de lobo também receberam atenção. Ao todo, 130 ruas da cidade passaram por serviços de drenagem e limpeza. Fernanda Ferreira, presidente da Comdep, ressaltou a dedicação das equipes municipais: "Sabíamos da responsabilidade que tínhamos, e a equipe foi incansável. O trabalho foi árduo, mas conseguimos limpar grande parte da cidade e resolver problemas que já estavam há muito tempo sem solução", ressaltou. 



Melhoria dos espaços públicos e infraestrutura

Além da limpeza das ruas, a Prefeitura também realizou diversos reparos em espaços públicos. Foi feita a recuperação de coletoras de resíduos, instalação de novos bancos nas praças e revitalização de quadras esportivas, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e os espaços de lazer para a população. O prefeito Hingo Hammes comentou: "Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. A revitalização dos espaços públicos é uma prioridade, para que os petropolitanos possam aproveitar melhor a cidade", frisou. 


A segurança das crianças também foi uma preocupação, com a retirada de gangorras danificadas e a instalação de novos balanços nos parquinhos de várias regiões da cidade. 



Ações para resolver o acúmulo de resíduos e apoio do Inea

Um dos passos mais importantes foi a reativação da Estação de Transbordo de Resíduos (ETR), que permitiu destinar corretamente o resíduo recolhido, evitando que o problema se agravasse ainda mais. "Além disso, tivemos o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que enviou retroescavadeiras, caminhões toco e caminhões truck, para agilizar o trabalho de retirada de resíduo e entulho", completou Fernanda Ferreira.


Coleta seletiva

A coleta seletiva também avançou, com quase 90 toneladas de recicláveis retiradas durante o mês de janeiro. “Temos trabalhado para incentivar a separação do resíduo, visando um futuro mais sustentável para a cidade. A conscientização sobre a coleta seletiva é uma das nossas metas. Queremos que a cidade se torne cada vez mais limpa e sustentável, e isso só será possível com a colaboração de todos", disse a presidente da Comdep. 


“A retirada de quase 11 mil toneladas de resíduos, os serviços de drenagem e a melhoria da infraestrutura são apenas o começo de um trabalho que continua. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas a cidade já deu um grande passo para melhorar. Estamos trabalhando com seriedade para devolver a Petrópolis o cuidado que ela merece", concluiu o prefeito Hingo Hammes.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE