A fase da adolescência é um momento de muitas dúvidas e descobertas, por isso, nesse período é importante que os jovens tenham informações corretas e seguras. Pensando nessa realidade, o Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP realizou nessa quarta-feira (12) mais uma edição do Salto para o Futuro I. O evento é direcionado para a educação em saúde dos pré-adolescentes e adolescentes, entre 12 e 19 anos. A iniciativa contou com a participação dos estudantes dos cursos de Odontologia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem e trouxe uma abordagem multidisciplinar sobre várias questões que envolvem essa faixa etária.
“Esse projeto me motiva porque nós fazemos a diferença na vida desses adolescentes. Nós levamos promoção da saúde e ação educativa, e isso nos anima porque eles saem daqui felizes e com informações seguras. Além disso, contar com a parceria dos outros cursos é fundamental para o sucesso da iniciativa, dessa vez o nosso grupo de trabalho reuniu mais de 50 pessoas entre alunos e professores”, destacou Simone Fátima de Azevedo, preceptora do Curso de Enfermagem do módulo da Saúde do Adolescente no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.
Para essa 5ª edição do projeto foi montada uma dinâmica com atividades interativas, lúdicas e criativas para que os jovens pudessem percorrer todas as estações. Na odontologia, por exemplo, eles receberam informações sobre doenças relacionadas ao beijo e como realizar a escovação dos dentes de maneira correta. O aspecto emocional da puberdade ficou a cargo do curso de psicologia que para trabalhar o tema realizou um jogo de perguntas. Na área da nutrição foi ensinado como se deve montar um café da manhã saudável, com informações relevantes sobre como se alimentar de forma correta a fim de prevenir a obesidade. Enquanto na enfermagem, os jovens foram alertados sobre os malefícios do álcool e das drogas, além de informações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e gravidez na adolescência.
Outra abordagem desenvolvida para os jovens foi como planejar o futuro, nessa atividade eles foram convidados a pensar sobre as profissões e a carreira que pretendem seguir. Maria Giulia de Lima Pereira, estudante do 7º período de enfermagem criou um aplicativo para guiar os jovens nessa jornada de escolha da profissão. Nele é possível conhecer algumas áreas do conhecimento, ter mais informações de como ingressar em uma universidade e até nortear quem ainda está em dúvida sobre qual caminho seguir.
“Quando eu fiquei sabendo do projeto pensei numa proposta bem dinâmica já que o nosso público são os jovens. Então, tive a ideia de um aplicativo sobre profissões, porque é nessa idade que começam a surgir as dúvidas. Com a ajuda de mais 3 colegas do meu período, nós montamos esse aplicativo para poder apresentar para esses estudantes as várias áreas do conhecimento. Eu montei a parte visual e as outras alunas cuidaram das informações que foram colocadas no app”, disse Maria Giulia, que revelou que durante a dinâmica, as profissões mais escolhidas pelos alunos foram: policial, engenheiro, professor, arquiteto e médico.
“É muito importante sonhar, por isso, nós queremos trazer para eles que é possível fazerem uma faculdade, pensar numa profissão. Então trouxemos essas questões para esse momento de planejar o futuro”, pontuou Lívia da Silva Firmino dos Santos, Coordenadora do Estágio Supervisionado em Rede Ambulatorial do Curso de Enfermagem no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP.
Cerca de 250 estudantes da rede pública de ensino participaram da dinâmica. A diretora-adjunta da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, Fabiane de Fátima Baltar levou 50 alunos para o evento. Essa é a segunda vez que eles participam e segundo ela o que é aprendido no projeto acaba repercutindo na sala de aula.
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“Os alunos ficam super empolgados em participar do evento. Quando eles vieram na edição passada ficaram mais de uma semana falando sobre o que aprenderam aqui. E dessa vez não vai ser diferente, eles estão interagindo e participando. São informações que eles só encontram nesses espaços de aprendizagem”, ressaltou Fabiane.
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