Um estudo realizado em Petrópolis foi destaque na I Mostra de Práticas Bem-Sucedidas da Gestão e da Assistência à Saúde dos Homens no SUS. São indicadores desenvolvido pela Enfermeira petropolitana Maria Eduarda Possato, ex-coordenadora do Programa de Saúde do Homem e atual Coordenadora Geral das Áreas Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. Dos 127 projetos inscritos, o de Petrópolis foi um dos 20 escolhidos para apresentar as ações voltadas à promoção e atenção à saúde do homem no Sistema Único de Saúde (SUS).


“Essa conquista é fruto do trabalho da Área Técnica de Saúde do Homem e do empenho dos profissionais que atuam na promoção da saúde masculina. O reconhecimento nacional reforça a importância dessas ações”, comentou o prefeito Hingo Hammes.


Com o tema "Indicadores para Monitoramento das Ações de Promoção e Atenção à Saúde do Homem em Petrópolis-RJ", o trabalho visa aprimorar as políticas públicas voltadas à saúde masculina, utilizando dados para uma abordagem mais eficaz e personalizada. Dos oito indicadores desenvolvidos, dois chamam a atenção e relevam um cenário bastante positivo na cidade. 


O município de Petrópolis tem 74.679 (56,9%) homens na faixa etária de 20 a 59 anos, segundo o IBGE (2010). O estudo que acompanhou esses homens iniciou há cinco anos e mostra, por exemplo, que o número de realizações do pré-natal do parceiro saltou de 34 em 2020 para 444 em 2024. Outro indicador mostra o número de vasectomias realizadas que iniciou em 2021 com 96 e saltou para 375 em 2024. O estudo acompanhou também os casos de mortalidade do homem e revela que as causas externas, como acidentes de trânsito, representam quase 35% da mortalidade desta população, seguido por 30% de doenças do aparelho circulatório.


"Os indicadores de saúde do homem são fundamentais para compreender e melhorar a qualidade de vida da população masculina em Petrópolis. A análise desses indicadores vai nos ajudar a direcionar ações municipais para ampliar cada vez mais a oferta de consultas, exames e campanhas educativas para este público.", explica a enfermeira Maria Eduarda Possato, responsável pela criação dos indicadores.


Os autores principais dos 20 relatos selecionados, serão contatados diretamente para orientação sobre a próxima etapa, segundo o regulamento da mostra, que consiste na apresentação oral em Webinário. Nesta etapa, serão selecionados três relatos que poderão ser apresentados em um evento presencial em Brasília, no Distrito Federal.


“Nós da Secretaria de Saúde de Petrópolis agradecemos ao Coordenador Estadual de Saúde do Homem, Giovani Dimas, pelo apoio contínuo, pela parceria na implementação de políticas públicas voltadas à saúde masculina” reforça o Secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE