A adoção de hábitos saudáveis de alimentação e a prática de atividades físicas regulares, melhoram a qualidade de vida e, consequentemente, refletem na perda de peso. Embora seja um processo natural, pessoas a partir dos 40 anos de idade podem enfrentar mais dificuldades, para que os objetivos sejam atingidos. Para entender os motivos e auxiliar na perda de peso, de forma saudável, médica petropolitana desenvolveu um protocolo de emagrecimento voltado a este público.
De acordo com a Dra Nathália Ventura, médica especializada em nutrologia, metabologia e endocrinologia, fatores hormonais, seguido de metabolismo lento e perda de massa muscular, são considerados os principais vilões na perda de peso. “Os níveis hormonais já começam a cair a partir dos 35 anos. Logo, o metabolismo desacelera, acompanhado de uma série de mudanças fisiológicas, que impactam no emagrecimento”, explicou.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a taxa metabólica de uma pessoa tende a declinar até 3% a cada década, após os 30 anos. Ainda assim, em recente estudo da Obesity Reviews, uma das mais conceituadas revistas sobre obesidade do mundo, mostra a combinação perfeita para a perda de peso duradoura.
“Dieta equilibrada, rica em proteínas. Esse primeiro passo já é o suficiente para preservar a massa muscular do corpo. Outras dicas, são a redução de ultraprocessados e açúcar, treino de força, com exercícios para manter o metabolismo ativo, sono com qualidade, gestão do estresse para o controle do cortisol, além do monitoramento da saúde hormonal”, disse a médica.
O acompanhamento individualizado com um médico especialista é eficaz para a perda de peso, em detrimento de métodos caseiros. Com avaliação eficaz e estratégias nutricionais, os resultados são evidenciados, evitando, inclusive, o efeito sanfona.
“Emagrecer com responsabilidade é questão de saúde. É indispensável a realização de exames para entender como está o metabolismo, hormônios, saúde da tireoide e resistência à insulina, por exemplo. Através de uma avaliação, podemos diagnosticar possíveis barreiras que impeçam o emagrecimento em uma pessoa”, concluiu.
Para dicas sobre o assunto, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, com informações que priorizam a saúde, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento. Atendimentos clínicos também são realizados pela médica, nas clínicas localizadas em Duque de Caxias e Petrópolis.
Acesse para mais: Notícias de Petrópolis
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.