Na manhã desta sexta-feira (21) o prefeito de Petrópolis Hingo Hammes participou do lançamento do laboratório de Computação Quântica da Faeterj Petrópolis, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica - Faetec. A nova unidade de pesquisa terá o papel de ser um marco na pesquisa e desenvolvimento no país.


“Petrópolis vem se consolidando a cada dia como um polo tecnológico. A presença do Serratec, da Faeterj e do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) é fundamental nesse sentido. Para que Petrópolis esteja na vanguarda de desenvolvimento científico no nosso estado, não só na geração de conhecimento, mas também na capacitação de profissionais e na geração de empregos”, destacou o prefeito Hingo Hammes.


O HUB de computação quântica de Petrópolis consolida uma parceria com a empresa norte-americana IBM, uma das maiores multinacionais de tecnologia do mundo. Além de usar a mecânica quântica como ferramenta de resolução de problemas complexos, na instrumentalização dos pesquisadores e estudantes, colocando o Brasil em um patamar de soberania científica e tecnológica, o HUB compartilhado de Petrópolis usará inteligência artificial como ferramenta.


“Essa é uma parceria inédita no Brasil com a IBM. Seremos a quadragésima instituição a ter essa parceria no mundo. Isso dá uma dimensão da importância do que está acontecendo hoje em Petrópolis. Ela vai ser fundamental para o desenvolvimento científico na cidade, que é uma cidade parceira do Faeterj, através da prefeitura, que sempre tem apoiado os nossos projetos”, disse o diretor do Faeterj Petrópolis, Bruno Guingo.


Além de Petrópolis, outros dois municípios fazem parte do projeto, subsidiando e apoiando o HUB de Computação Quântica: Niterói e Macaé.


“E essa porta de parcerias está aberta também para outros municípios, que desejam ser parceiros e dos projetos que já estão em desenvolvimento, como o voltado para a pesquisa genômica, que foi fundamental, por exemplo, no mapeamento do vírus da Covid-19 durante a pandemia. Pesquisa que teve na vanguarda pesquisadores de Petrópolis, do LNCC, que ainda conta com o supercomputador Santos Dumont. Petrópolis é uma cidade que vem se destacando como polo científico no estado”, ressaltou o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.


No evento, ainda estiveram presentes os secretários de Governo Fred Procópio, a chefe de Gabinete Rosângela Stumpf, o secretário de Defesa Civil Guilherme Moraes, de Educação Alexandre Gurgel, de Desenvolvimento Econômico Samir  El Ghaoui, além do desembargador do TJRJ José Cláudio de Macedo Fernandes e dos vereadores Wesley Barreto e Lívia Miranda.


Acesse para mais: Notícias de Petrópolis


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE