O projeto Mães Extraordinárias, que documenta histórias reais da maternidade em Petrópolis em formato multimídia, terá oficinas de cinema e fotografia, além de exibição de documentário e rodas de conversa sobre o tema neste fim de semana. A programação gratuita ocorre no Centro de Cultura Raul de Leoni no sábado (29) e domingo (30). O evento conta com recursos de acessibilidade para cegos e surdos, garantindo a inclusão de todos os participantes.


As atividades fazem parte do projeto idealizado por Bel Acosta, que é composto por uma exposição fotográfica, à mostra no Centro de Cultura desde 25 de janeiro, e um documentário. Ambos, contam a história de oito mães reais que vivem na cidade e enfrentam múltiplos desafios, tocando em assuntos como maternidade solo, violência contra a mulher, machismo estrutural e institucional, maternidade atípica, rede e suporte na criação de filhos, carga mental, maternagem, diversidade, inclusão, igualdade de gênero em casa e no trabalho.


A programação do fim de semana começa no sábado, às 10h, com a oficina "Registro Autorreferencial como ferramenta política nas Artes Visuais", que será realizada por Julia Botafogo e Tais Lobo, da Geodésica Produções, em parceria com Bel Acosta. A oficina vai até às 17h e é uma oportunidade para participantes explorarem a linguagem autorreferencial e desenvolverem uma nova perspectiva sobre a representação nas artes visuais, destacando temas de gênero, sexualidade e raça. As inscrições podem ser feitas neste link.


Já no domingo, Bel Acosta conduzirá a Oficina de Antotipia de Cúrcuma, uma técnica fotográfica artesanal que utiliza pigmentos naturais e luz solar para criar imagens. Esta atividade é perfeita tanto para crianças quanto para adultos e acontecerá das 10h30 às 12h30, independentemente do clima, com alternativas prontas em caso de tempo nublado. A participação é gratuita e os interessados podem levar um porta-retratos vazio e enviar um retrato digital para o e-mail projetomaesextraordinarias@gmail.com até as 15h de sexta-feira (28).


Também no domingo será exibido o documentário “Mães Extraordinárias”, às 15h, seguido de uma roda de conversa com o tema: “Mulheres transformadas para transformar - a maternidade e seu valor no centro do mundo”. A roda vai contar com a presença de mulheres notáveis, incluindo advogadas, psicólogas, ativistas e artistas, para discutir a realidade da maternidade sob diversas perspectivas. A conversa será na Sala de Cinema Humberto Mauro.  


“A ideia da roda é ser um espaço fluido e acolhedor de troca entre mulheres, para conversarmos sobre assuntos que atravessam o filme, como: violência contra a mulher, machismo estrutural e institucional, maternidade atípica, maternidade solo, diversidade e inclusão, igualdade de gênero em casa e no trabalho”, explica Bel.



Sobre o documentário

Dirigido e roteirizado por Bel, o documentário de média metragem traz a performance como linguagem artística, dando voz a diferentes experiências de mulheres com a maternidade e colocando em evidência histórias reais de mulheres comuns. O teaser já foi divulgado e pode ser visualizado neste link!


As cenas individuais de cada personagem do projeto foram criadas a partir de seus relatos e entrelaçadas poeticamente com a narrativa da autora. “O documentário traz um olhar sensível sobre ser mãe em uma sociedade desigual para as mulheres, valorizando o papel da maternidade e propondo reflexões sobre desigualdade de gênero, diversidade e inclusão”, acrescenta.


O projeto Mães Extraordinárias é realizado pela Lei Paulo Gustavo, com o patrocínio da Prefeitura de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

 


Serviço:

Programação do Projeto "Mães Extraordinárias"
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni



Sábado, 29 de março

Oficina: Registro Autorreferencial Como Ferramenta Política Nas Artes Visuais
Horário: 10h às 17h (com pausa para almoço das 13h às 14h)
Facilitadores: Julia Botafogo e Tais Lobo (Geodésica Produções) em parceria com Bel Acosta
Inscrições: Clique aqui para se inscrever


Domingo, 30 de março

Oficina de Antotipia de Cúrcuma
Horário: 10h30 às 12h30
Facilitadora: Bel Acosta

Roda de Conversa: “Mulheres transformadas para transformar - a maternidade e seu valor no centro do mundo”
Horário: 15h às 17h
Local: Sala de Cinema Humberto Mauro

Acessibilidade: O evento conta com recursos de acessibilidade para cegos e surdos, garantindo a inclusão de todos os participantes.

Mais informações: @projetomaesextraordinarias

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE