A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Vila de Secretário, neste sábado (12), uma ação de educação e conscientização sobre animais peçonhentos. Especialistas do Instituto Vital Brazil (IVB) trouxeram para a praça de Secretário animais vivos para mostrar aos moradores e explicaram como é o comportamento de cada um deles, com dicas para evitar acidentes.
“Esta é uma ação muito importante para conscientizar e orientar a população. Só assim evitaremos novos acidentes e garantiremos um convívio harmonioso da população, respeitando o meio ambiente” comentou o prefeito Hingo Hammes.
O evento faz parte de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). No local, técnicos do IVB e da Vigilância Ambiental do município deram explicações e tiraram dúvidas dos moradores. Além disso, foi distribuído material informativo.
“Desde março o Instituto Vital Brazil vem realizando capacitações focadas no manejo e atendimento em casos de acidentes por animais peçonhentos em Petrópolis. O objetivo é trazer informação e garantir respostas mais rápidas em emergências”, comentou o secretário de saúde Luís Cruzick.
A ação ofereceu ainda informações sobre saúde do trabalhador, voltadas para produtores rurais. A população teve acesso ainda a vacinação, aferição de pressão arterial, glicose, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações sobre o planejamento familiar.
No último dia 28 de março a secretaria de saúde criou uma nova referência para atendimentos de emergência envolvendo acidentes com animais peçonhentos na Unidade Pré-Hospitalar de Pedro do Rio. A nova referência atende um pedido da população da Vila de Secretário, região turística e cercada de mata. Além disso, uma ambulância está disponível 24 horas na unidade para atender outros casos de picadas de animais peçonhentos que necessitem de transferência para a Unidade de Pronto Atendimento de Cascatinha.
Apesar do aumento no aparecimento de serpentes na região, os números mostram que não houve aumento nos acidentes em Petrópolis. De janeiro a abril de 2025 foram oito casos de picadas de cobras, o mesmo número de janeiro a abril 2024, e todos envolvendo jararacas. O município de Petrópolis nunca registrou acidentes com cobras da espécie cascavel.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.