Diante de caso de cyberbullying, em outra instituição de ensino, e em lembrança ao dia 07 de abril, Dia Nacional de combate ao bullying e à violência na escola, colégio promove nova ação de conscientização com exibição da série “Adolescência” e roda de conversa com os alunos
Nos últimos anos, escolas de todo o país têm adotado medidas para combater o bullying e o cyberbullying, fenômenos que impactam diretamente a vida escolar e emocional dos estudantes. No Colégio Koeler, essa preocupação se reflete em ações contínuas, que vão desde o currículo até iniciativas específicas para conscientizar alunos e responsáveis. Um dos principais projetos da instituição é o canal de denúncias, criado há dois anos para oferecer um espaço seguro e confidencial onde qualquer aluno pode relatar casos de intimidação. O canal possui ampla divulgação em todas as ações institucionais, tanto para estudantes quanto para pais e responsáveis, e, agora, será ampliado com a fixação de adesivos com o número pelo colégio.
“Desde cedo, ensinamos nossos alunos sobre empatia, respeito e a importância de um ambiente escolar acolhedor. Nosso objetivo é que a cultura do respeito seja tão enraizada que o bullying não encontre espaço para se desenvolver”, explica Raphael Louro, diretor pedagógico da escola. Segundo ele, todas as queixas e preocupações levantadas por estudantes ou responsáveis são tratadas com rapidez, evitando que pequenos conflitos se transformem em algo maior.
O trabalho do Colégio Koeler contra o bullying é contínuo e abrange todos os segmentos de ensino. No Ensino Fundamental I, a disciplina “Aula de Vida” foca no desenvolvimento da inteligência emocional e na construção de relações saudáveis. No Ensino Fundamental II, os alunos têm contato com temas como moral, ética e legalidade, compreendendo melhor as consequências do bullying. Já no Ensino Médio, o tema é abordado na disciplina “Debates”, onde os estudantes são incentivados a discutir questões sociais e a desenvolver soluções para conflitos. Além disso, a escola mantém um canal constante de diálogo com os pais, seja por meio de comunicados oficiais ou postagens nas redes sociais. Durante as reuniões de responsáveis, o tema também é abordado, destacando a importância do acompanhamento familiar para prevenir situações de violência.
“Nosso trabalho, enquanto instituição de ensino, também é fazer a conscientização da comunidade escolar, o que envolve colaboradores e familiares. Por isso, sempre reforçamos que o bullying só se caracteriza como uma ação contínua, rotineira e sistemática, o que se distingue de um mero aborrecimento por qualquer tipo de divergência de opiniões.", frisou Raphael.
Recentemente, um caso de cyberbullying ocorrido em outra instituição de ensino de Petrópolis gerou preocupação entre pais, responsáveis e alunos. Diante desse cenário, o Colégio Koeler decidiu reforçar a conscientização sobre o tema promovendo uma atividade especial para os estudantes do 9º ano. A iniciativa consistiu na exibição da minissérie “Adolescência’, da Netflix, seguida por uma roda de conversa para que os alunos pudessem refletir sobre as questões abordadas na trama. A série, que estreou no último dia 13, tem sido amplamente comentada pela crítica por sua abordagem realista e impactante sobre os desafios da adolescência. Dividida em quatro episódios gravados em plano-sequência, a produção conta a história de Jamie Miller, um garoto de 13 anos acusado de matar uma colega de turma. Com roteiro de Jack Thorne (Enola Holmes 2) e direção de Philip Barantini (O Chef), a série levanta questões sobre bullying, responsabilidade dos pais e a forma como adolescentes lidam com conflitos e pressões sociais.
A primeira parte da exibição foi realizada no dia 3 e a parte final está programada para o dia 9 de abril e teve adesão plena dos alunos, que se mostraram envolvidos com o tema e impressionados com as situações apresentadas na série. No primeiro dia, muitos saíram pensativos sobre a complexidade do bullying e como pequenas atitudes podem gerar consequências devastadoras. “Nosso objetivo não é apenas alertar, mas fazer com que os alunos reflitam sobre suas próprias atitudes e o impacto que elas podem ter na vida de outras pessoas”, afirma Louro. Para tornar o ambiente mais confortável, os estudantes foram convidados a levar pufes, travesseiros e lanches para acompanhar as exibições.
A iniciativa foi bem recebida também pelos pais, que consideraram a abordagem válida e necessária. “Vivemos em um mundo onde a exposição às redes sociais é intensa, e muitas vezes os jovens não percebem o impacto de suas palavras e ações no ambiente virtual. É fundamental que a escola traga esse debate para que eles compreendam as consequências do cyberbullying e saibam agir de forma responsável”, comentou uma mãe de aluno do 9º ano.
Além da exibição da série, o Colégio Koeler está em contato com especialistas em crimes cibernéticos para realizar palestras sobre os riscos do cyberbullying e outros perigos do mundo digital. Segundo a direção, o objetivo é proporcionar aos estudantes não apenas conhecimento sobre o tema, mas também ferramentas para lidar com situações de violência online. “Queremos que nossos alunos saibam reconhecer os sinais do bullying e do cyberbullying, entendam suas consequências e saibam como agir, seja buscando ajuda, seja oferecendo apoio a um colega que esteja sofrendo esse tipo de violência”, explica Louro.
Com essas ações, o Colégio Koeler reafirma seu compromisso em garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde os estudantes não apenas recebem uma educação acadêmica de qualidade, mas também sejam preparados para enfrentar desafios sociais e emocionais com responsabilidade e empatia. “Estamos à disposição de outras instituições de ensino para compartilharmos as nossas praticas com relação ao tema.”, finalizou Louro.
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