Um local antes tomado pelo lixo agora é um exemplo de sustentabilidade. Desde a instalação de uma caçamba coletora de vidros, realizada pelo projeto Conexão Verde despertou nos moradores do Malta, em Araras, um novo olhar para a coleta seletiva. O que era um lixão clandestino se transformou em um espaço limpo, organizado e revitalizado, graças ao engajamento dos moradores e da Associação de Moradores do Malta.


Após a chegada da caçamba, instalada pelo projeto de sustentabilidade da Opensat Soluções, a população abraçou a iniciativa e, de forma voluntária, realizou melhorias no local, incluindo um grafite que reforça a importância da reciclagem e sinaliza a separação correta dos materiais descartados. Para além da reciclagem dos materiais, o Conexão Verde tem o objetivo de mudar o pensamento da população, fazendo com que todos entendam a importância de fazer o descarte correto de resíduos.


A Associação de Moradores do Malta, sob a liderança da presidente Ivana Leite e sua diretoria, teve um papel essencial nessa transformação. Desde o início, a entidade abraçou a causa e deu a devida importância ao projeto, incentivando os moradores a se engajarem ativamente na preservação do local. A participação da comunidade foi determinante para o sucesso da iniciativa, tanto na separação correta dos materiais descartados quanto na fiscalização do ponto de coleta, garantindo que o espaço se mantenha limpo e organizado.


"Ver a transformação desse espaço é a prova de que pequenas ações podem gerar grandes impactos. O Conexão Verde tem se expandido, mostrando que, quando a comunidade se envolve, conseguimos mudar a realidade da coleta seletiva e criar uma cidade mais limpa e sustentável", destaca César Magno, representante do projeto.


Em fevereiro deste ano, a caçamba para vidro foi instalada na região de Araras, em parceria com a Associação de Moradores do Malta, ampliando o alcance do Conexão Verde. A instalação foi realizada em parceria com a Ambipar Environment, garantindo o descarte correto do vidro, material que pode levar até um milhão de anos para se decompor. Agora, ele é reaproveitado e reintegrado à cadeia produtiva, evitando o envio desnecessário a aterros sanitários.




O projeto Conexão Verde tem como objetivo tornar Petrópolis uma cidade "Lixo Zero", promovendo a reciclagem e a conscientização ambiental. Nos últimos meses, pontos de entrega voluntária (PEVs) foram instalados em Pedro do Rio, na Cachoeira da Rocinha, no Alto do Pegado, em Secretário, no Hortomercado Municipal e em Catobira, Itaipava. Nos PEVs do Hortomercado e de Araras, caçambas específicas para vidro foram adicionadas, resultando na coleta de cerca de 25 toneladas do material em apenas dois meses.


A iniciativa conta com o apoio de parceiros fundamentais, como CRAS Madeira, Dual Elétrica e Hidráulica, Gráfica EcoPrint, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (COMDEP). Juntos, esses esforços estão moldando um novo conceito de coleta seletiva e sustentabilidade na região. A próxima parada do Conexão Verde será na região da Posse, com a instalação de mais um Ponto de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva e uma caçamba específica para o vidro.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE