A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai antecipar a vacinação contra o vírus da Influenza. A estratégia de vacinação começa nesta quarta-feira (2), cinco dias antes do que recomenda o Ministério da Saúde que havia marcado para iniciar no dia 7 de abril. O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para acontecer no dia 10 de maio.


“A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e nosso objetivo antecipando o início da vacinação é deixar nossa população protegida para o período mais frio do ano”, comentou o prefeito Hingo Hammes.


A influenza é uma infecção respiratória viral aguda de elevada transmissibilidade. A vacina possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Este ano, a vacina contra influenza passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. 


“Em Petrópolis a vacina está disponível em 16 salas de vacinação distribuídas pelo município. Com empenho da nossa equipe da Secretaria de Saúde e o apoio da população, nosso objetivo é vacinar 90% do público-alvo” comentou o secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.



Veja quais são os grupos prioritários


Na vacinação de rotina estão incluídas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos ou mais de idade. Já o grupo especial inclui puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.



Salas de vacina do município de Petrópolis:


Centro de Saúde Coletiva

UBS Quitandinha

UBS Retiro

Centro de Saúde Itamarati

UBS Alto Independência

UBS Mosela

UBS Morin

UBS Itaipava

UBS Pedro do Rio

UBS Araras

UBS Bairro da Glória

UBS Vicenzo Rivetti

ESF Posse

ESF Alto da Serra

Ambulatório Escola FMP/FASE

Ambulatório Alcides Carneiro

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE