A Prefeitura de Petrópolis realizou neste sábado (12) uma grande mobilização para marcar o Dia D de combate à dengue, com ações simultâneas de conscientização, limpeza e prevenção em diversos pontos do município. Coordenada pela Secretaria de Saúde, por intermédio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, a iniciativa reuniu 79 Agentes de Combate às Endemias (ACEs), além de equipes da Comdep.


As atividades foram organizadas a partir das áreas com maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti, identificadas pelo último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), como Carangola, Vale do Carangola, Itaipava, Itamarati, Posse, Boa Esperança, Lajinha, Brejal e Vicenzo Riveti. Nessas regiões, os agentes percorreram residências, orientando moradores e eliminando criadouros.


_"Esse é um dia muito importante e a prefeitura esteve nas ruas com ações de conscientização e combate aos focos do mosquito, mas precisamos da colaboração de todos nessa luta. Pedimos aqui o apoio da população, verificando se há água parada em suas casas, calhas entupidas ou reservatórios mal tampados. Nosso trabalho não se resume a um único dia. Essa é uma estratégia contínua, que envolve planejamento, mobilização e educação comunitária"_, afirmou o prefeito Hingo Hammes.


Em complemento às abordagens diretas, a Comdep realizou uma operação com carro de som, que percorreu bairros com mensagens de alerta à população sobre os cuidados com a água parada. Foram recolhidos entulhos e descartes irregulares, especialmente em pontos já monitorados por apresentarem focos recorrentes. Na região de Samambaia, a ação de limpeza se concentrou em uma grota onde havia acúmulo de materiais propícios à proliferação do mosquito. 


_"O recolhimento de entulho é essencial para eliminar criadouros. Mas, para o trabalho ter efeito, é preciso que cada um olhe para o seu quintal, seu vaso de planta, seus reservatórios e nos ajude a coibir o descarte ilegal"_, explicou Fernanda Ferreira, presidente da Comdep.


Nos terminais rodoviários do Centro e do Itamarati, bem como nas praças de Visconde de Mauá e da Vila de Secretário, equipes distribuíram panfletos e orientações sobre prevenção. A campanha de conscientização também esteve presente em áreas de lazer, como o Parque de Exposições de Itaipava e o Parque Cremerie, com distribuição de material informativo sobre as arboviroses.


Ao todo, 16 salas de vacinação da rede municipal estiveram abertas para aplicação da vacina contra dengue em adolescentes entre 10 e 14 anos.


Segundo o secretário de Saúde, Luís Cruzick, as ações são parte de uma estratégia mais ampla de prevenção às arboviroses no município. _"Sábado foi dia de parar por 10 minutos e vistoriar a casa para conferir se existe algum foco do mosquito. Essa simples atitude da população já faz toda diferença. Mas essa ação precisa se estender pelo ano todo, a vigilância precisa ser constante"_, ressaltou.


Durante o mês de março, os ACEs visitaram 48.224 domicílios, reforçando as orientações preventivas e mapeando áreas de risco. Segundo o LIRAa de janeiro de 2025, o Índice de Infestação Predial (IIP) em Petrópolis foi de 0,52%, número considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde estabelece como meta um índice inferior a 1%.


Para a agente de combate às endemias Tamires Costa, a presença nas ruas é decisiva. _"Quando estamos nas comunidades, conseguimos conversar com os moradores, mostrar na prática onde estão os riscos e o que pode ser feito de forma simples. A população precisa se sentir parte desse processo"_, afirmou.


_"Estamos unindo forças para levar informação e ação para todas as regiões. Esse é um trabalho coletivo, com o apoio direto da população. O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada. Estamos atentos, inclusive, às áreas de lazer e pontos turísticos, que também precisam ser monitorados, porque o mosquito não escolhe lugar. Precisamos manter a vigilância ativa e seguir mobilizando a cidade, inclusive com novas estratégias que envolvam educação, saúde e meio ambiente de forma conjunta"_, finalizou o prefeito Hingo Hammes.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE