Foto: Gustavo Esteves



A Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura - IMC, lançou, nesta sexta-feira (25), o edital Novas Linhas, que traz R$ 133 mil reais em recursos financiar projetos em cinco categorias da Cultura na cidade: capoeira, gastronomia, artesanato e literatura através da contação de histórias.

 

“Recentemente, entregamos mais de 530 mil reais em cheques, com valores entre 10 mil e 50 mil reais, para 21 projetos que foram contemplados com editais da Cultura. Agora a gente estende e lança mais um edital, para beneficiar outras categorias que ficaram de fora do edital anterior. Um dos pontos importantes da nossa gestão é a valorização da Cultura na nossa cidade. Primeiro, por conta do papel da arte em levar a reflexão, na formação de uma sociedade. Segundo, porque gera emprego e renda”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

 

Os recursos são provenientes de valores financeiros remanescentes da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB de fomento à cultura. Esta lei de financiamento é destinada à sociedade civil e visa o respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura.

 

“A PNAB é uma importante ferramenta do governo federal de fomento à cultura. Quando assumimos a gestão do IMC, vimos que parte da verba que tinha sido destinada à editais de fomento à cultura na cidade ia se perder, sem que fosse utilizado de fato para o fomento da arte na nossa cidade. Debatemos essa questão no Conselho de Cultura e foi unânime a aprovação da abertura de um novo edital para contemplar aquelas categorias que tinham ficado de fora do edital anterior. Incluindo a Capoeira, que recentemente ganhou uma cadeira no Conselho de Cultura. Este é o primeiro edital de muitos que pretendemos lançar ainda este ano”, afirma o presidente do IMC, Adenilson Honorato.

  

No edital Novas Linhas, pode se inscrever qualquer proponente domiciliado ou sediado no Município de Petrópolis por, pelo menos dois anos. “Proponente" é o termo utilizado para a pessoa que se encarrega de submeter uma proposta cultural. Ou seja, todo agente, ou grupo de agentes, responsável por criar, produzir e promover manifestações culturais, como artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros. O proponente do edital “Novas Linhas” pode ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

  

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 9 de maio no site da prefeitura através deste link

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE