A Prefeitura Petrópolis, por meio da Comdep, está promovendo uma ação que alia sustentabilidade e conscientização ambiental: a transformação de garrafas PET em vassouras. No Centro de Triagem Anderson Manoel Palma, localizado na Estrada Presidente Sodré, 485, no Siméria, moradores que entregarem 24 garrafas PET ganham uma vassoura reciclada, feita por funcionários da própria companhia.
O ponto de troca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, como parte das atividades da coleta seletiva. As garrafas entregues passam por triagem, limpeza e um processo de confecção que resulta em vassouras resistentes e reutilizáveis.
“Essa é uma iniciativa que mostra como é possível reaproveitar materiais e, ao mesmo tempo, oferecer um retorno direto à população. Estamos incentivando a coleta seletiva de forma prática, com resultado visível para quem participa”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Além de beneficiar diretamente a população, as vassouras produzidas também são utilizadas pelas equipes de varrição da própria Comdep, ajudando a suprir a demanda interna da companhia com material reciclado e de baixo custo.
“Na Comdep, coletamos e separamos essas garrafas para transformá-las em vassouras. Com tecnologia e reciclagem, damos um novo propósito ao plástico. É uma ação que reduz o lixo e contribui para o cuidado com o meio ambiente”, diz a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
O projeto amplia o aproveitamento de resíduos plásticos na cidade e fortalece a cadeia da reciclagem, com impacto positivo na gestão de resíduos e na limpeza urbana. “Estamos trabalhando para que Petrópolis avance cada vez mais em políticas públicas sustentáveis, com soluções que geram economia e resultados práticos para a cidade”, finalizou Hingo Hammes.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.