A Prefeitura fez uma nova ação neste sábado (19/04) de orientação do setor de turismo. Dessa vez, o objetivo foi instruir excursões sobre a necessidade da contratação de guias profissionais, com atuação local e registrados no Ministério do Turismo. O trabalho ocorreu no Portal do Quitandinha e reuniu a Secretaria de Turismo (TurisPetro) e a CPTrans.
"_Nós queremos que os turistas venham para cidade e queiram ficar mais tempo e voltar outras vezes. E, para isso, temos que proporcionar a melhor experiência possível para ele. O guia de turismo exerce um papel fundamental para isso e nós queremos incentivar ao máximo que os visitantes venham e contratem guias da cidade, que vão ter condições de conduzir pelos nossos atrativos turísticos, pelos restaurantes, pelo comércio, enfim, por toda cidade_", destaca o prefeito Hingo Hammes.
O secretário de Turismo, Pablo Kling, reforça a orientação para contratação de guias locais.
"_Essa ação é fundamental para que a gente melhore a experiência e a segurança de todos os turistas e visitantes que vem a Petrópolis, além, claro, de todos os moradores. Você que é guia de turismo e agência de viagem que para Petrópolis, não deixe de contratar um guia de turismo profissional registrado no Ministério do Turismo, o Cadastur_", explic Kling.
A contratação de guias de turismo locais é uma exigência prevista em duas leis, uma estadual (lei 4.315/2004) e outra municipal (6.693/2009). Profissionais da área falam da importância dessas leis.
"_A importância de ter um guia do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Petrópolis é porque nós, guias, vamos poder orientá-los sobre como ter acesso a parte logística de toda nossa cidade e também mostrar os pontos turísticos. Com o guia, você vai ter a informação completa sobre todos os atrativos da cidade_", disse a guia Manolita Gimenez, que faz parte da Associação dos Guias de Petrópolis (AGP).
"_O turista, quando chega na cidade, se sente mais seguro quando tem um guia cadastrado e registrado na cidade, para que ele possa conhecer os pontos turísticos, possa comer nos restaurantes que os guias conhecem e com a segurança que esse profissional pode passar. Os turistas, quando chegam à cidade de Petrópolis e recebem um profissional da área que possa, realmente, fazer o percurso, durante o período em que ele vai ficar aqui, eles voltam para as suas cidade realizados, com a satisfação garantida, por conta da credibilidade e da segurança que os guias proporcionaram para eles_", afirmou o guia Antônio da Silva.
Essa foi a segunda ação de orientação do setor turístico. Na sexta (18), o primeiro trabalho ocorreu em ruas do Centro Histórico, onde motoristas de ônibus e vans de turismo foram orientados sobre estacionamento e ordenamento do trânsito. Essas orientações também foram dadas neste sábado.
"_A gente aborda especificamente os motoristas de veículos turísticos para garantir que eles saibam onde parar, onde estacionar, para eles saibam quais as melhores saídas da cidade, já nos preparando para os próximos eventos da cidade_", explicou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.