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Julia Ourique / Foto: Debora Gauziski |
Docente de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em
Petrópolis, a mestra e doutoranda em Comunicação pela Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Julia Ourique, lança o livro "Feminismo
na Indústria da Música", no dia 7 de maio de 2025 (quarta-feira), das 18h
às 21h, no Espaço Multifoco, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Fruto de quase
10 anos de pesquisa, a obra aborda os diferentes aspectos da inserção entre
feminismo, artivismo e mercado musical.
Editado pela Multifoco, o livro da jornalista,
pesquisadora e musicista Julia Ourique traz uma análise minuciosa sobre a
presença de mulheres na indústria da música. O exemplar no lançamento custa R$
55,00 e, posteriormente, poderá ser adquirido por R$ 59,90 no site da editora e
na Amazon.
“Fruto da minha dissertação de mestrado, esse livro é
pioneiro ao investigar o feminismo na indústria da música brasileira. Durante a
minha carreira no jornalismo, acompanhei uma série de limitações em relação ao
espaço da mulher no mercado da música, principalmente instrumentistas. Este
lançamento busca trazer a discussão para a sociedade, sobre como estamos
tratando as mulheres que participam da indústria e continuam a ter o seu
trabalho invisibilizado. Dentro desta questão, analiso no livro a possibilidade
de o feminismo ser essa ferramenta para a mudança”, descreve Julia Ourique,
autora do livro.
"Feminismo na Indústria da Música” é dividido em
três capítulos. O primeiro, introduz uma historiografia do feminismo no Brasil,
com ênfase na presença de mulheres no mercado da música brasileiro. Em seguida,
apresenta e aprofunda o conceito de ativismo nas artes, ou artivismo (forma de
ativismo que usa a arte para expressar ideias e reivindicar causas sociais).
Já o segundo capítulo, examina as transformações na
indústria fonográfica, com destaque para a atuação e a mobilização das mulheres
no mercado da música. Por fim, a última parte do livro se concentra no estudo
de caso do selo musical PWR Records, explorando sua trajetória e o modo
como articula, na prática, os valores feministas com as dinâmicas do mercado
musical.
Sobre a autora
Julia Ourique é doutoranda em Comunicação, na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Comunicação pela
mesma instituição. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela
Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atua como professora de Jornalismo, na
Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis. Possui Especialização em Linguagens
Artísticas, Cultura e Educação, no Instituto Federal do Rio de Janeiro
(IFRJ). Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e
Cultura (Lampe) colabora com o grupo de pesquisa Labcult, na UFF. Atua como
assessora de imprensa com experiência em estratégia de comunicação nas diversas
áreas da cultura, tendo atuado também na Fundação Nacional de Artes – Funarte.
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