Julia Ourique / Foto: Debora Gauziski

 

Docente de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis, a mestra e doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Julia Ourique, lança o livro "Feminismo na Indústria da Música", no dia 7 de maio de 2025 (quarta-feira), das 18h às 21h, no Espaço Multifoco, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. Fruto de quase 10 anos de pesquisa, a obra aborda os diferentes aspectos da inserção entre feminismo, artivismo e mercado musical.


Editado pela Multifoco, o livro da jornalista, pesquisadora e musicista Julia Ourique traz uma análise minuciosa sobre a presença de mulheres na indústria da música. O exemplar no lançamento custa R$ 55,00 e, posteriormente, poderá ser adquirido por R$ 59,90 no site da editora e na Amazon.


“Fruto da minha dissertação de mestrado, esse livro é pioneiro ao investigar o feminismo na indústria da música brasileira. Durante a minha carreira no jornalismo, acompanhei uma série de limitações em relação ao espaço da mulher no mercado da música, principalmente instrumentistas. Este lançamento busca trazer a discussão para a sociedade, sobre como estamos tratando as mulheres que participam da indústria e continuam a ter o seu trabalho invisibilizado. Dentro desta questão, analiso no livro a possibilidade de o feminismo ser essa ferramenta para a mudança”, descreve Julia Ourique, autora do livro.


"Feminismo na Indústria da Música” é dividido em três capítulos. O primeiro, introduz uma historiografia do feminismo no Brasil, com ênfase na presença de mulheres no mercado da música brasileiro. Em seguida, apresenta e aprofunda o conceito de ativismo nas artes, ou artivismo (forma de ativismo que usa a arte para expressar ideias e reivindicar causas sociais).


Já o segundo capítulo, examina as transformações na indústria fonográfica, com destaque para a atuação e a mobilização das mulheres no mercado da música. Por fim, a última parte do livro se concentra no estudo de caso do selo musical PWR Records, explorando sua trajetória e o modo como articula, na prática, os valores feministas com as dinâmicas do mercado musical.

 


Sobre a autora

Julia Ourique é doutoranda em Comunicação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Comunicação pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atua como professora de Jornalismo, na Universidade Estácio de Sá, em Petrópolis. Possui Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).  Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura (Lampe) colabora com o grupo de pesquisa Labcult, na UFF. Atua como assessora de imprensa com experiência em estratégia de comunicação nas diversas áreas da cultura, tendo atuado também na Fundação Nacional de Artes – Funarte.

 

 

 

 

 

 

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